Educação

Fies prorroga prazo de renegociação até o dia 10 de outubro

Estudantes com atraso de mais de 90 dias têm até essa data para renegociar seus contratos de financiamento

O prazo para renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até o dia 10 de outubro de 2019. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu estender o prazo, que terminaria na última segunda-feira, dia 29, para que mais estudantes tivessem a oportunidade de renegociar suas dívidas.

Podem ser renegociados os contratos inadimplentes concedidos até o segundo semestre de 2017, que estejam na fase de amortização e com atraso mínimo de 90 dias no pagamento. Para obter o benefício, os contratos também não podem ser objeto de ação judicial.

Os estudantes que se enquadrem nesta situação poderão renegociar a dívida, acrescida de juros e demais encargos, em no mínimo 48 parcelas mensais, mediante o pagamento de uma entrada – maior valor entre 10% da dívida ou R$ 1 mil. A parcela mínima mensal está estipulada em R$ 200,00.

Os estudantes interessados deverão solicitar a renegociação junto ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, dentro do prazo estipulado, por meio dos canais de atendimento disponibilizados por cada agente financeiro. Com a renegociação, o estudante e seu fiador voltam à condição de adimplência junto ao Fies e os agentes financeiros efetuarão a baixa da restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Veja a portaria de prorrogação.

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!